Categories: Acidentes aéreos

Moradoras serão indenizadas por queda de avião que matou Eduardo Campos.

Moradoras serão indenizadas por queda de avião que matou Eduardo Campos.

Eduardo Henrique Accioly Campos (reprodução)

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que condenou a empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações ao pagamento de indenização por danos morais a duas mulheres de Santos (SP) que, em 2014, residiam na região onde caiu o avião que levava o então candidato à Presidência da República Eduardo Campos. O acidente causou a morte de todos os ocupantes da aeronave.

Para o colegiado, ficou demonstrado nos autos que a empresa era a arrendatária da aeronave, e por isso ela responde pelos prejuízos causados pelo acidente às pessoas em terra, nos termos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Conheça os direitos de indenizações dos familiares das vítimas de acidentes aéreos na explicação detalhada sobre o assunto.

A ação de indenização foi proposta pelas moradoras contra a AF Andrade Empreendimentos, o Partido Socialista Brasileiro (PSB, do qual Eduardo Campos fazia parte, e duas pessoas apontadas como exploradoras da aeronave. As autoras alegaram ter sofrido alguns ferimentos e danos nos imóveis, além de abalo moral. Em primeiro grau, os réus foram condenados solidariamente a pagar indenização por danos morais de cerca de R$ 9 mil a uma das moradoras e aproximadamente R$ 14 mil à outra.

O TJ-SP, porém, reconheceu a ilegitimidade passiva do PSB, por considerar que o partido era simples usuário do transporte aéreo, não podendo ser responsabilizado pelos danos gerados pelo acidente.

No recurso especial, a AF Andrade Empreendimentos alegou que, antes do acidente, a empresa já não tinha mais a posse da aeronave. De acordo com a recorrente, as moradoras não demonstraram os danos efetivamente sofridos, tendo agido supostamente de má-fé para receber as indenizações.

Relator do recurso, o ministro Luis Felipe Salomão explicou que, nos termos do artigo 268 do Código Brasileiro de Aeronáutica, os exploradores respondem pelos danos a terceiros na superfície, causados diretamente por aeronave em voo, assim como por pessoa ou coisa dela caída ou projetada.

O ministro também lembrou que, segundo artigo 123 do CBA, considera-se operador ou explorador da aeronave, entre outros, o proprietário ou quem a use diretamente ou por meio de seus prepostos, quando se tratar de serviços aéreos privados, e também o arrendatário que adquiriu a condução técnica da aeronave arrendada e a autoridade sobre a tripulação.

“Com efeito, a recorrente, na qualidade de arrendatária e possuidora indireta da aeronave acidentada, nos termos do Código Brasileiro de Aeronáutica, é considerada exploradora e, nessa condição, responsável pelos danos provocados a terceiros em superfície”, afirmou o ministro.

Ainda segundo Salomão, o terceiro que estava em solo e acaba sendo atingido por acidente aéreo é considerado consumidor por equiparação, nos termos dos artigos 3º, 17 e outros do CDC.

Ao manter o acórdão do TJ-SP, o relator reforçou que, de acordo com as informações dos autos, o PSB era apenas usuário da aeronave, ou seja, contratante do serviço de transporte aéreo, ainda que esse contrato não tenha sido oneroso. Com informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2022-ago-25/moradoras-santos-serao-indenizadas-queda-aviao-matou-eduardo-campos

dr.bazilio

Recent Posts

Acidente entre carros, ônibus e caminhão na região de Cascavel matou pai e dois filhos; veja quem eram

Acidente entre carros, ônibus e caminhão na região de Cascavel matou pai e dois filhos;…

6 horas ago

Duas rodovias de MS estão entre as 10 mais perigosas do Brasil, aponta pesquisa

Acidente ocorrido na BR-262, em Campo Grande, no dia 20 de maio, quando duas pessoas…

2 meses ago

Queda de empilhadeira mata trabalhador em obra em Cuiabá-MT

Queda de empilhadeira mata trabalhador em obra em Cuiabá-MT

2 meses ago

Avião que saiu de Cascavel-PR, com 62 passageiros caiu em Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo

Avião que saiu de Cascavel-PR, com 62 passageiros caiu em Vinhedo, no interior do Estado…

2 meses ago

Queda de avião em Barcelos: o que sabemos sobre o acidente aéreo que matou 14 pessoas no Amazonas

Queda de avião em Barcelos: o que sabemos sobre o acidente aéreo que matou 14…

2 meses ago

Acidente na PR-580, entre Umuarama e Serra dos Dourados, deixa motorista ferido

Acidente na PR-580, entre Umuarama e Serra dos Dourados, deixa motorista ferido

2 meses ago